Trânsito
Um alerta aos motoristas
Com o novo corredor de ônibus na avenida Duque de Caxias, no Fragata, dúvidas estão surgindo e gerando preocupação
Gabriel Huth -
Há cerca de dois meses começou a tomar forma o corredor de ônibus na extensão da avenida Duque de Caxias. A praça 20 de Setembro, localizada entre as ruas João Goulart e Professor Araújo, em direção ao bairro Fragata, ganhou pintura nova com placas, indicando que está proibido estacionar do lado esquerdo da pista. Com essa novidade, boatos começaram a circular entre a população. Questões que dizem respeito a multas de trânsito para quem transitar nos corredores, existentes há mais de dez anos em Pelotas, estão causando dúvida nos motoristas.
A rua Dom Pedro II possui, há mais de uma década, uma pista exclusiva para ônibus. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, os motoristas sempre reagiram bem, respeitando as sinalizações que indicam que é proibido transitar e estacionar. “Obedecem há muito tempo”, explica. Então, há aproximadamente sete meses, a rua General Osório também passou a contar com o corredor. Entre Gomes Carneiro e Doutor Amarante, a exclusividade é dos coletivos. Até a avenida Dom Joaquim, a pista é compartilhada, ou seja, carros também podem andar pela direita. Por se tratar de uma grande extensão, o corredor da Osório foi uma grande novidade à população pelotense.
Assim, após a inauguração do corredor na primeira parte da Duque, instruções foram dadas aos motoristas, explicando e demonstrando como será o funcionamento. Desta maneira, foi dada uma semana para que todos pudessem se orientar e se acostumar com a mudança. Os carros podem utilizá-lo para realizar a conversão à direita e entrar em garagens. A dúvida da população é referente às multas aplicadas por transitar no corredor. Entretanto, Flávio explica que isso sempre foi cobrado, então é necessário continuar seguindo as regras.
De acordo com levantamento feito pela STT, entre janeiro e outubro deste ano 162 multas foram aplicadas a condutores por transitar no corredor de ônibus da Osório. Já na Dom Pedro II, foram duas penalidades a motoristas que estacionaram incorretamente. Em 30 dias houve três registros na Duque. O secretário Al Alam explica que é compreensível as dúvidas dos condutores. Porém, de qualquer forma, ele afirma: “Está funcionando muito bem”. A expectativa era de que, em novembro, a extensão que vai até a avenida Pinheiro Machado também fosse pintada e sinalizada. Por fim, a pista que leva à BR-116 será compartilhada, já que o número de ônibus que por lá transitam é reduzido.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário